segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Curso de Noivos

No final de semana passado Ruli e eu participamos do Curso de Noivos. Agora é obrigatório para quem vai casar na Igreja Católica. Não deu pra gente fazer o curso na Igreja de Mimoso onde vamos nos casar, então fizemos na Santa Rita, que é a minha Paróquia de Vitória, da Praia do Canto.

À princípio, quando ouvia falar em Curso de Noivos, pensava em algo entendiante, com sermões pouco aplicáveis à "vida real". Mas qual foi minha surpresa quando descobri que era justamente o contrário: palestras (que eram mais conversas, na verdade) sobre as dificuldades do dia-a-dia enfrentadas por todo casal no início da vida em comum, assuntos pertinentes e polêmicos (inclusive sobre a vida sexual), dinâmicas divertidas e interessantes para descoberta do outro e orações profundas e fortificantes. Nossa, fiquei realmente encantada! Acho que todo mundo que vai casar deveria fazer, mesmo que na sua Igreja não seja obrigatório, e quem vai fazer pela obrigação, meu conselho é relaxar e se entregar, porque realmente vale a pena, é um enorme aprendizado!

Encontrei um artigo que fala justamente isso que to querendo explicar:

"Você que vai se casar já deve ter ouvido falar sobre o curso de noivos! Mas você sabe o que vem a ser o curso de noivos e o que acontece durante o curso de noivos? O casamento não se resume apenas a preparação da cerimônia, dos convites, lembrancinhas ou do vestido da noiva. Antes de se casar os noivos precisam fazer o curso de noivos. Só após terminarem esse curso e terem o certificado em mãos é que eles podem definitivamente casar. Geralmente o curso de noivos é obrigatório para todos aqueles que irão se casar na igreja católica. Tanto é que o curso é oferecido e ministrado pela própria igreja que os noivos escolheram para se casar.

Como muitos podem pensar, o curso de noivos não ensina as regras de etiqueta da igreja, muito menos como entrar ou sair do local ou até mesmo como se colocar e portar diante do altar. E também não se trata do ensaio geral para o dia do casamento. Portanto ao contrário do que se pensa, o curso de noivos tem como objectivo falar de família, união, casamento, respeito, família, e filhos.

É muito normal os noivos irem com cara de obrigação ao curso, mas logo que ele começa a ser ministrado, essa sensação de obrigação dá lugar ao interesse pelo aprendizado que está sendo passado. O curso de noivos ensina e explica como a futura família deve ser administrada e como superar todas as situações com a ajuda de Deus.

Tudo isso serve para os noivos pensarem seriamente na decisão tão importante que estão prestes a tomar. É uma oportunidade de repensar os sentimentos, planejar a vida a dois e, mais do que isso, colocar Deus e a igreja no projeto do casamento.

Isso é necessário porque muitos casais se casam na igreja apenas por tradição, e não por um sentimento realmente maior. O curso de noivos vai explicar a importância do casamento e principalmente da igreja na vida dessa nova família que se formará muito em breve.

No curso de noivos, o casal assiste palestras e testemunho de outros casais, assim como de médicos, psicólogos e sacerdotes. Além de todo esse conhecimento que o casal vai adquirir, eles têm a oportunidade de formar novas amizades e de conhecer outras histórias de casais que também estão participando do curso de noivos.

O curso de noivos não é só para um casal, é uma reunião de vários casais que aprendem juntos e assim podem trocar experiências. Todos ali têm o mesmo desejo, se casar e assim começar a formação de uma família. Esse também é um momento para conhecer a comunidade e começar a fazer parte dela. É essa comunidade que será um dos alicerces do casamento e que vai apoiar os noivos, tanto no dia da cerimônia como o resto da vida deles como um casal. A comunidade é muito importante para que os noivos saibam que eles não estarão sozinhos em um momento de dificuldade.

No curso de noivos o casal vai ouvir falar muito sobre amor, respeito e tolerância; tudo o que é necessário para poder se começar bem a vida em família. Aprendem também a diferença entre casar apenas no civil e casar no religioso.

E, por último, os noivos vão entender o significado de se casar na igreja e o que isso representa na vida do casal. No curso os noivos também aprendem a importância da escolha dos padrinhos e como a escolha deve ser feita. Também é dito alguma coisa sobre o comportamento dos noivos e padrinhos no dia da cerimônia e tudo o que os noivos não podem fazer no dia do casamento.

Mas uma coisa além de tudo isso que já dissemos é certa, vocês jamais se esquecerão do seu curso de noivo! É uma experiência incrível."

Gente, realmente é uma experiência incrível. Apesar de muita coisa você já saber, da forma como é colocada ali faz você repensar e sai dali com a necessidade de que Deus seja verdadeiramente o centro do seu relacionamento, porque sem Ele nós não podemos nada. É Nele que encontraremos a força, a tolerância e a perseverança tão necessários para a vida conjugal. Não podemos desistir por qualquer dificuldade. O Casamento é mais que isso, é mais que uma união, é um PACTO celebrado entre três pessoas: a esposa, o marido e Deus. Por isso é um Sacramento, ou seja, é uma bênção que Deus nos concede. "O amor é paciente, tudo crê, tudo espera, tudo suporta..."

Então, aproveito para dividir com vocês um texto que recebemos no nosso Curso de Noivos:

COMO MELHORAR A NOSSA COMUNICAÇÃO

Para ajudar a comunicação em nossa relação, precisamos mudar primeiramente algumas de nossas concepções errôneas sobre nós mesmos e sobre o relacionamento, por outras mais funcionais:

1. Ninguém está neste mundo para nos servir.
2. As pessoas vão nos amar da maneira que elas sabem, querem e podem, não da maneira como nós precisamos ou queremos.
3. Ninguém é responsável por nossos sentimentos. As pessoas só são estímulos, nós somos os responsáveis.
4. Ninguém será feliz ou fará alguém feliz, vivendo sempre em função do outro.
5. Eu só me realizarei ou favorecerei a realização do outro se eu não depender muito do outro.
6. Amor não é juntidade, é colaboração.
7. Meu parceiro (a) não é a única fonte de vida para mim.
8. Se eu faço de alguém a única fonte de vida para mim, eu morro, e, de alguma forma, mato esse alguém.
9. Quanto mais livre de mim for o meu parceiro, mais condições ele terá de ficar junto de mim.
10. Amor, compreensão, dedicação, carinho, são coisas primordiais na vida da gente, mas somente quando são gratuitas, não impostas.
11. Só quem é livre sabe e pode amar.
12. Se eu tenho habilidade para viver, para cuidar de mim, então eu sou responsável por mim e tenho o direito de colocar a minha vida a meu modo. Eu deixo de ser vítima para ser agente.
13. Finalmente:
a) Ninguém dá liberdade a ninguém;
b) Ninguém dá vida a ninguém, as pessoas apenas contribuem ou dificultam;
c) Cabe a nós a responsabilidade de escolhermos as pessoas com as quais queremos viver ou nos relacionar, aqueles que nos ajudam ou que nos dificultam o viver. Se falharmos, a falha será sempre nossa e de mais ninguém.

(Adaptação de um trecho de Wolber de Alvarenga)

E a Oração dos Noivos para quem for noivo orar e para quem não for orar por mim e pelo Ruli:


Mas o melhor do nosso Curso foi no final, quando descemos do auditório para a Missa e encontramos minha mamys linda chegando de supresa para nos receber!!! Que emoção!!!! E não parou por aí: na hora do abraço da paz, fomos até onde mamãe estava para dar a Paz de Cristo e ela não estava só, meus padrinhos e meus amigos maravilhosos também tinham ido!!!! Muiitaaa felicidadeeee!!!! Vê-los todos ali numa linda demonstração de apoio. Era como se dissessem: "Ei, estamos aqui! Acreditamos nessa união e vamos caminhar junto com vocês!" Mutíssimo obrigadaaaaa pela presença mãe, tia Glória, tio Édson, Marcelinha, Gigi, Jeff, Larad e Xandão.

Aí vão as fotos:

Bouquet lindo que ganhei de Tia Glória.

Eu e Ruli com o certificado, prontos pra casar!

Com mamys.

Com tia Glória e tio Édson.

Xandão, Ruli, Marcelinha, Larad, eu, Jeffinho e Gigi.

Ruli, Marcelinha, Larad, eu, Jeffinho e Gigi.

Todo mundo!
.
Ah, e àqueles que não puderam ir, mas que de alguma forma estavam lá conosco, obrigada também!
.
That's all folks! ;*
.
"Que a família comece e termine sabendo onde vai
E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai
Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor
E que os filhos conheçam a força que brota do amor
Abençoa, Senhor, as famílias. Amém!
Abençoa, Senhor, a minha também..."
.



6 comentários:

  1. Rê, que coisa maravilhosa... quantos momentos abençoados...você merece!!!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Como sempre, tudo é emoçao. E fiquei mto feliz msm de poder ter vindo e partilhar mais um momento lindo destes com vcs... E agradeço a Deus por tudo como vem acontecendo, e agradeço tb aos queridos padrinhos que atenderam meu chamado...que seja pra felicidade de vcs. Bjs

    ResponderExcluir
  3. eita
    tah chegando...
    sua mãe me zuando q eu n
    vou a igreja...
    q so assim q eu vou...
    q pecado...

    ResponderExcluir
  4. Nem preciso falar q CHOREI feito bebê lendo isso tudo né?! To feliz demaaaaaaaaaaaaais por vc, amiga! Te amo muito!

    Bjuuu

    ResponderExcluir
  5. Amigaa!!!Que lindo tudo isso!!!
    Terminou que dia?quele dia mesmo que nos falamos?
    poxaaa...se eu soubesse que podia ir assim...eu teria ido claro!
    deve ter sido td muito lindo mesmo ne?
    pena q nao foi com padre fabio ne?iasuahsuahsuahs
    Fds fofocaremos bastante!!!



    Amooovccc

    Lara M. Bettero

    ResponderExcluir
  6. Ai maninha ameiiiiiiii...to torçendo muito por voces e tenho certeza que vao ser muitooooo felizes....AMO MTOOOOO...
    BJ

    ResponderExcluir