segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Curso de Noivos

No final de semana passado Ruli e eu participamos do Curso de Noivos. Agora é obrigatório para quem vai casar na Igreja Católica. Não deu pra gente fazer o curso na Igreja de Mimoso onde vamos nos casar, então fizemos na Santa Rita, que é a minha Paróquia de Vitória, da Praia do Canto.

À princípio, quando ouvia falar em Curso de Noivos, pensava em algo entendiante, com sermões pouco aplicáveis à "vida real". Mas qual foi minha surpresa quando descobri que era justamente o contrário: palestras (que eram mais conversas, na verdade) sobre as dificuldades do dia-a-dia enfrentadas por todo casal no início da vida em comum, assuntos pertinentes e polêmicos (inclusive sobre a vida sexual), dinâmicas divertidas e interessantes para descoberta do outro e orações profundas e fortificantes. Nossa, fiquei realmente encantada! Acho que todo mundo que vai casar deveria fazer, mesmo que na sua Igreja não seja obrigatório, e quem vai fazer pela obrigação, meu conselho é relaxar e se entregar, porque realmente vale a pena, é um enorme aprendizado!

Encontrei um artigo que fala justamente isso que to querendo explicar:

"Você que vai se casar já deve ter ouvido falar sobre o curso de noivos! Mas você sabe o que vem a ser o curso de noivos e o que acontece durante o curso de noivos? O casamento não se resume apenas a preparação da cerimônia, dos convites, lembrancinhas ou do vestido da noiva. Antes de se casar os noivos precisam fazer o curso de noivos. Só após terminarem esse curso e terem o certificado em mãos é que eles podem definitivamente casar. Geralmente o curso de noivos é obrigatório para todos aqueles que irão se casar na igreja católica. Tanto é que o curso é oferecido e ministrado pela própria igreja que os noivos escolheram para se casar.

Como muitos podem pensar, o curso de noivos não ensina as regras de etiqueta da igreja, muito menos como entrar ou sair do local ou até mesmo como se colocar e portar diante do altar. E também não se trata do ensaio geral para o dia do casamento. Portanto ao contrário do que se pensa, o curso de noivos tem como objectivo falar de família, união, casamento, respeito, família, e filhos.

É muito normal os noivos irem com cara de obrigação ao curso, mas logo que ele começa a ser ministrado, essa sensação de obrigação dá lugar ao interesse pelo aprendizado que está sendo passado. O curso de noivos ensina e explica como a futura família deve ser administrada e como superar todas as situações com a ajuda de Deus.

Tudo isso serve para os noivos pensarem seriamente na decisão tão importante que estão prestes a tomar. É uma oportunidade de repensar os sentimentos, planejar a vida a dois e, mais do que isso, colocar Deus e a igreja no projeto do casamento.

Isso é necessário porque muitos casais se casam na igreja apenas por tradição, e não por um sentimento realmente maior. O curso de noivos vai explicar a importância do casamento e principalmente da igreja na vida dessa nova família que se formará muito em breve.

No curso de noivos, o casal assiste palestras e testemunho de outros casais, assim como de médicos, psicólogos e sacerdotes. Além de todo esse conhecimento que o casal vai adquirir, eles têm a oportunidade de formar novas amizades e de conhecer outras histórias de casais que também estão participando do curso de noivos.

O curso de noivos não é só para um casal, é uma reunião de vários casais que aprendem juntos e assim podem trocar experiências. Todos ali têm o mesmo desejo, se casar e assim começar a formação de uma família. Esse também é um momento para conhecer a comunidade e começar a fazer parte dela. É essa comunidade que será um dos alicerces do casamento e que vai apoiar os noivos, tanto no dia da cerimônia como o resto da vida deles como um casal. A comunidade é muito importante para que os noivos saibam que eles não estarão sozinhos em um momento de dificuldade.

No curso de noivos o casal vai ouvir falar muito sobre amor, respeito e tolerância; tudo o que é necessário para poder se começar bem a vida em família. Aprendem também a diferença entre casar apenas no civil e casar no religioso.

E, por último, os noivos vão entender o significado de se casar na igreja e o que isso representa na vida do casal. No curso os noivos também aprendem a importância da escolha dos padrinhos e como a escolha deve ser feita. Também é dito alguma coisa sobre o comportamento dos noivos e padrinhos no dia da cerimônia e tudo o que os noivos não podem fazer no dia do casamento.

Mas uma coisa além de tudo isso que já dissemos é certa, vocês jamais se esquecerão do seu curso de noivo! É uma experiência incrível."

Gente, realmente é uma experiência incrível. Apesar de muita coisa você já saber, da forma como é colocada ali faz você repensar e sai dali com a necessidade de que Deus seja verdadeiramente o centro do seu relacionamento, porque sem Ele nós não podemos nada. É Nele que encontraremos a força, a tolerância e a perseverança tão necessários para a vida conjugal. Não podemos desistir por qualquer dificuldade. O Casamento é mais que isso, é mais que uma união, é um PACTO celebrado entre três pessoas: a esposa, o marido e Deus. Por isso é um Sacramento, ou seja, é uma bênção que Deus nos concede. "O amor é paciente, tudo crê, tudo espera, tudo suporta..."

Então, aproveito para dividir com vocês um texto que recebemos no nosso Curso de Noivos:

COMO MELHORAR A NOSSA COMUNICAÇÃO

Para ajudar a comunicação em nossa relação, precisamos mudar primeiramente algumas de nossas concepções errôneas sobre nós mesmos e sobre o relacionamento, por outras mais funcionais:

1. Ninguém está neste mundo para nos servir.
2. As pessoas vão nos amar da maneira que elas sabem, querem e podem, não da maneira como nós precisamos ou queremos.
3. Ninguém é responsável por nossos sentimentos. As pessoas só são estímulos, nós somos os responsáveis.
4. Ninguém será feliz ou fará alguém feliz, vivendo sempre em função do outro.
5. Eu só me realizarei ou favorecerei a realização do outro se eu não depender muito do outro.
6. Amor não é juntidade, é colaboração.
7. Meu parceiro (a) não é a única fonte de vida para mim.
8. Se eu faço de alguém a única fonte de vida para mim, eu morro, e, de alguma forma, mato esse alguém.
9. Quanto mais livre de mim for o meu parceiro, mais condições ele terá de ficar junto de mim.
10. Amor, compreensão, dedicação, carinho, são coisas primordiais na vida da gente, mas somente quando são gratuitas, não impostas.
11. Só quem é livre sabe e pode amar.
12. Se eu tenho habilidade para viver, para cuidar de mim, então eu sou responsável por mim e tenho o direito de colocar a minha vida a meu modo. Eu deixo de ser vítima para ser agente.
13. Finalmente:
a) Ninguém dá liberdade a ninguém;
b) Ninguém dá vida a ninguém, as pessoas apenas contribuem ou dificultam;
c) Cabe a nós a responsabilidade de escolhermos as pessoas com as quais queremos viver ou nos relacionar, aqueles que nos ajudam ou que nos dificultam o viver. Se falharmos, a falha será sempre nossa e de mais ninguém.

(Adaptação de um trecho de Wolber de Alvarenga)

E a Oração dos Noivos para quem for noivo orar e para quem não for orar por mim e pelo Ruli:


Mas o melhor do nosso Curso foi no final, quando descemos do auditório para a Missa e encontramos minha mamys linda chegando de supresa para nos receber!!! Que emoção!!!! E não parou por aí: na hora do abraço da paz, fomos até onde mamãe estava para dar a Paz de Cristo e ela não estava só, meus padrinhos e meus amigos maravilhosos também tinham ido!!!! Muiitaaa felicidadeeee!!!! Vê-los todos ali numa linda demonstração de apoio. Era como se dissessem: "Ei, estamos aqui! Acreditamos nessa união e vamos caminhar junto com vocês!" Mutíssimo obrigadaaaaa pela presença mãe, tia Glória, tio Édson, Marcelinha, Gigi, Jeff, Larad e Xandão.

Aí vão as fotos:

Bouquet lindo que ganhei de Tia Glória.

Eu e Ruli com o certificado, prontos pra casar!

Com mamys.

Com tia Glória e tio Édson.

Xandão, Ruli, Marcelinha, Larad, eu, Jeffinho e Gigi.

Ruli, Marcelinha, Larad, eu, Jeffinho e Gigi.

Todo mundo!
.
Ah, e àqueles que não puderam ir, mas que de alguma forma estavam lá conosco, obrigada também!
.
That's all folks! ;*
.
"Que a família comece e termine sabendo onde vai
E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai
Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor
E que os filhos conheçam a força que brota do amor
Abençoa, Senhor, as famílias. Amém!
Abençoa, Senhor, a minha também..."
.



segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Em busca do vestido perfeito - A Saga

Vestido de Noiva! Ah, o vestido de noiva.... Tudo que uma noiva precisa é encontrar o vestido perfeito. Mas é tão difícil! Pra homem é tudo mais fácil. Na primeira loja que fui com Ruli já gostamos da roupa dele e reservamos. Mas no meu caso...

Bom, eu sou muito enjoada! E fui deixando o vestido de noiva mais pra perto, protelando a procura, porque nutria em mim a esperança de que iria bater o olho em um e gostar logo de cara. Doce ilusão. Quando comecei a procurar vestidos, bateu o desespero. Nada agradava. Achei que não ia encontrar nenhum que gostasse de verdade. Tudo muito bordado, muito cheio de coisa, muita informação. Quando gostava de vista de algum, no corpo não ficava legal. Quando ficava bom no quadril não ficava bom em cima... E a paciência se esgotando. Mas minha mamys e minha dinda Glória não pouparam esforços para me ajudar nessa saga.

Fui na Alice Krause, na Paula Boulanger, na Martha Paiva, na Marcela Pagani, Aninha Noivas, Noivas Catarina, Itália Noivas, Maison Kriptus... Quase aluguei um na Belle Noivas que realmente tinha gostado, mas sabia que ainda não era o que eu estava querendo de verdade. Olhei vários modelos em revistas e nada me agradava muito. Nem os vestidos de noiva das famosas me ajudavam (aliás, acho que elas têm um apagão de senso na hora de escolher o vestido, porque não gostei 100% de nenhuma - e isso inclui a Juliana Paes!).

Enfim, já tava quase indo parar em São Paulo quando tia Glória perguntou se eu já tinha ido na Sônia Noivas. Eu respondi que já, porém, na loja do Centro. E ela falou para irmos na loja de Jardim da Penha. Quando chegamos lá o recepcionista falou que não poderíamos ser atendidas porque não tínhamos marcado e todos os horários estavam ocupados. A tia Glória falou pra ele: "não tem problema, vamos entrar só pra olhar". Assim que entramos, ele foi checar a agenda e a noiva de meio-dia tinha acabado de desmarcar. Detalhe: era 11h55. Quando a cunsultora veio nos chamar, tia Glória virou no meu ouvido e falou: "seu vestido está guardado aí". Como ela costuma dizer que é meio bruxa, já que nasceu no dia 31 de outubro, foi dito e feito: lá estava meu vestido!!!!

Lindo! Simples, porém lindo! Não posso dar maiores detalhes, porque pelo menos o vestido tem que ser surpresa, neh?! Mas acho que acertei na escolha. Mais do que primeiro aluguel, o vestido tinha a-ca-ba-do de chegar, coleção novíssima da marca italiana Da Vinci, saindo do forno.

E, para complementar um belo vestido, nada melhor que um belo bouquet. Nesse quesito a Letiflores é hours concours, o trabalho deles é impecável. E também tia Glória falou que era pra eu ir lá, que lá era o melhor lugar e ela queria que eu tivesse as melhores coisas!!! Dinda coruja!!! Rsrsrs... Aproveitando: tia, muitíssimo obrigada por tudo!

Aqui vão umas dicas preciosas para a escolha do vestido:

1. Não compre um vestido de noiva só porque a sua mãe, noivo ou amiga adoram, escolha um vestido que você adore e que seja tão belo quanto confortável.
2. Visite pelo menos quatro lojas de vestido de noiva diferentes para que a escolha seja suficientemente diversificada.
3. Mesmo que considere que certa cor, forma ou designe não tenham nada a ver com a sua personalidade, ou ache que possa ser desadequado ao seu tom de pele, deve experimentar mesmo assim. Os vestidos de noiva nos cabides ou na mão, são bem diferentes do que no nosso corpo, acredite!
4. Questione-se sobre o tipo de vestido de noiva adequado para o tipo de cerimônia e recepção. Qual o grau de formalidade do casamento, qual época do ano, qual horário e o espaço onde vai decorrer. Opte por comprar o vestido só quando tiver o local, a hora e decoração decididos. O vestido de noiva deve ser selecionado de acordo com o ambiente do casamento. Um vestido de noiva muito simples pode não estar de acordo com um casamento celebrado depois das 18:00, num salão de um palácio; tal como um vestido esplendoroso super ornamentado não combinará com um casamento ao ar livre.
5. Verifique se o tecido é adequado à altura da estação, por exemplo, a seda estraga em ambientes úmidos.
6. Atente para o fato de que vai permanecer com o vestido por muito tempo. Então experimente-o verdadeiramente: sente-se, levante os braços, rode com ele.
7. Não compre um vestido de noiva para o qual pretende perder peso!!!
8. Escolha um vestido de acordo com sua silhueta. O segredo para escolher um vestido de noiva ideal para o seu tipo de corpo é escolher um vestido que desvie o olhar de áreas problemáticas.
9. Não se focalize só no vestido, existem certos acessórios que não devem ser esquecidos, como: as luvas, o véu, o bouquet, as jóias, os adornos no cabelo. Todos estes acessórios devem ser pensados juntamente com o vestido para não dar numa mistura demasiado exagerada! Escolha tudo em harmonia.
10. Nunca se deixe pressionar pela pessoa que está te vendendo o vestido. Faça a compra com tempo e não ceda a pressões.

.
That's all folks! ;*

.
"DA FELICIDADE
Quantas vezes a gente, em busca da ventura,
Procede tal e qual o avozinho infeliz:
Em vão, por toda parte, os óculos procura
Tendo-os na ponta do nariz!"

(Mário Quintana)

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Fotos, bolo e bem-casados: artistas da terra.

Casar em Mimoso tem a vantagem de que para determinados serviços a gente já sabe diretamente a quem procurar sem uma sombra de dúvida. Como no caso da fotografia, que ficará por conta do Ramon, e do bolo e bem-casados, que será a Sueli quem vai fazer.

Pra quem é de Mimoso, esses dois dispensam maiores apresentações. Eles me acompanham desde a infância em todos os eventos e, mais do que isso, são excelentes profissionais mesmo. Fechei com a maior tranquilidade!

Pra quem não é, segue abaixo algumas fotos do Ramon. São antigas, mas foi o que consegui na internet pra vocês verem. Tenho muiiitas fotos do Ramon em casa, e também de bolos da Sueli, mas teria que scaneá-las, e confesso que o meu tempo está bastante exíguo. De qualquer forma, por estas fotos já dá pra vocês terem uma noção de que ele é fera:

 










.
Aí está o contato dele, e quem quiser o contato da Sueli pode me pedir também.
. .
P.S.: Em breve novidades sobre o vestido!!!
.
.
That's all folks! ;*
.
"O que vai ficar na fotografia
São os laços invisíveis que havia
As cores, figuras, motivos
O sol passando sobre os amigos
Histórias, bebidas, sorrisos
E afeto em frente ao mar..."

sábado, 14 de agosto de 2010

Buffet

O buffet talvez seja o mais importante numa festa de casamento, e por isso demorei mais para decidir qual contratar.

Começamos pesquisando em Campos e lá tínhamos a opção do Chicre Cheme. Também analisamos o Buffet Mello, de Mimoso mesmo. Ainda sondamos o Dom Garcia, de Cachoeiro. E o Kesya's Buffet, de Muqui.

Um complicador na escolha do buffet é que você tem que conhecer o trabalho pessoalmente, ter ido a algum evento que a pessoa fez e ter ficado satisfeita com o trabalho. Neste quesito não adianta muito a indicação, porque é uma questão de gosto. Gosto e confiança.

Por isso, após pesar os prós e contras, optamos por contratar o Kesya's Buffet. Contaram vários fatores: o dono do buffet, Kelsey (ou Kelsin, como é mais conhecido), já havia feito o casamento de mamãe, meu aniversário de 15 anos, as Bodas de Ouro dos meus avós e também é muito conhecido da família do meu noivo. Além, claro, da qualidade do serviço, que é inquestionável.

Quem for da região e precisar de um buffet, vale a pena procurá-lo para um orçamento. Se precisar do contato é só me pedir!

That's all folks! ;*

"O alimento da paixão
Todos podem saborear
Mas a nobreza do amor
Poucos hão de conquistar."

(Eduardo Aragão Neto)